CURIOSIDADES

Truta

A truta é um peixe da família do salmão. Dentre os diversos tipos de trutas, a que melhor se adaptou ao cativeiro foi a rainbow (arco-íris). Esta espécie, originária da costa oeste da América do Norte, exige águas puras, cristalinas e muito oxigenadas, encontrando nas frias corredeiras dos rios de montanha um habitat perfeito para sua criação.

Ao longo da história, a truta - prima-irmã do salmão - vem se constituindo em um dos peixes mais apreciados pelos "gourmets" em todo o mundo. Já na Idade Média, ocupava lugar de destaque na mesa dos nobres europeus, que se deliciavam com sua carne de sabor delicado.

Peixe de boa textura, carne macia e espinha dorsal única (o que facilita a degustação), a truta representa o que há de melhor em termos alimentares: o baixo teor de calorias associado às fontes de cálcio e fósforo, além da presença de um ácido-graxo essencial: o ômega-3, verdadeira arma no combate ao colesterol.

Propriedades Nutricionais

As melhores trutas do mundo podem ser encontradas nas Montanhas Rochosas na América do Norte, nos Alpes e nos Pirineus na Europa, nos Andes na América Latina e nas regiões serranas do Brasil.

Em todos estes lugares de clima ameno e natureza generosa, a truta Arco-Íris faz a delícia de quem gosta de um peixe que, além de ser uma excelente fonte de vitaminas, proteínas e sais mineiras, ainda reduz o colesterol de quem o consome regularmente.

A truta, peixe rico em ácidos graxos ômega-3, fornece grande quantidade de vitaminas, fósforo e cálcio, e seu índice de proteínas é mais alto do que o da carne bovina. Além disso, por apresentar baixo teor de calorias, ela é recomendada para dietas de emagrecimento.

E, ao lado do seu alto valor nutritivo, a carne tenra e o paladar suave da truta permitem criar pratos muito preciosos, que ficam ainda melhores quando acompanhados de um bom vinho branco, seco, e batatas cozidas. Desses pratos, os mais conhecidos são a truite au bleu (quando a truta fica azulada durante o preparo) e a truta ao molho de amêndoas. De origem européia, estes pratos estão entre os mais consumidos em todo o mundo, sendo muito apreciados na Alemanha, França, Estados Unidos e Canadá.

Conheça o Ômega-3

As trutas são fontes naturais de proteínas, vitaminas, sais minerais e ácidos graxos, dentre eles o Ômega-3.

O Ômega-3, encontrado em maior quantidade nos peixes de água fria, é um ácido poli-insaturado que tem por propriedade a redução do nível de colesterol no sangue e está concentrado na parte mais escura do peixe, perto da espinha.

Quando ingerido regularmente, é responsável por uma série de melhorias em nosso metabolismo, tais como:

  • diminuir em 50% o risco de um ataque cardíaco regularizando a frequência do coração;
  • baixar a pressão sanguínea;
  • prevenir a formação de coágulos;
  • reduzir a gordura do sangue;
  • diminuir a possibilidade de derrame;
  • diminuir o risco de asma em crianças, entre outras.

Além de ser um peixe muito saboroso, a truta é realmente uma grande aliada da saúde.

Desova

Na Criação de Trutas da Serrinha realiza-se a desova artificial das trutas. As fêmeas são desovadas através de massagem no abdômen. Os ovos são fecundados com o esperma do macho, obtido da mesma forma. Após cerca de 04 semanas em incubadoras especiais, começa o nascimento das larvas.

Transferidas para os berçários, as larvas apresentam na barriga o saco vitelino responsável por sua nutrição nas primeiras semanas de vida. Com 15 dias o peixinho começa a nadar em busca de alimento e é chamado alevino. Recebendo ração especial 8 vezes ao dia, com dois meses de vida o alevino já pode ser colocado nos tanques externos onde se fará a engorda.

Alimentação

A truta é um peixe carnívoro, que na natureza se alimenta de insetos e pequenos animais aquáticos. Nos tanques de criação recebe ração industrial especialmente elaborada, à base de farinha de peixe, fornecida até 6 vezes ao dia, dependendo da fase de crescimento.